quinta-feira, 10 de setembro de 2009

40 anos de Net - O CRIADOR E A CRIATURA


O criador – Tim Berners-Lee
A criatura – WWW ( World Wide Web)

Há 40 anos atrás o criador não poderia imaginar a importância da criatura que havia criado. Demonstrando sua independência e auto- desenvolvimento logo após seu nascimento adotou outro nome, a criatura ficou conhecida mundialmente como Internet ou simplesmente Net.
Foi um rápido desenvolvimento que proporcionou desdobramentos fantásticos que fazem parte de nosso cotidiano e certamente não conseguiríamos mais viver sem essa criatura.
Garanto que a antiga pergunta : “O que você levaria para uma ilha deserta?” seria respondida por inúmeras pessoas , um computador com bateria e acesso irrestrito a internet.
Eu certamente seria uma delas. Não me vejo mais sem essa criatura companheira de tantas horas. Hoje a conexão pode ser elétrica, cartão ou qualquer outra, desde que nos leve onde queremos ir ou estar pois segundo a física quântica não estamos realmente em lugar nenhum do universo, somos energia.
A multiplicidade de conteúdos dessa criatura facilita nossa vida, informando, entretendo, matando saudades, trocando mensagens, buscando dicas culinárias, entre tantas as possibilidades para seu uso.
As novas tecnologias como celulares, aparelhos que podem ser conectados de qualquer lugar, a qualquer hora facilita a disseminação da criatura.
Segundo seu criador, Bernners – Lee, a criatura tem um grande significado para a nova geração:
“A internet é como se fosse uma tela em branco. Os jovens farão coisas que jamais sonhei em fazer”, demonstrando com essa declaração que nem o criador consegue prever e deter o desenvolvimento de sua criatura.
Acredito sinceramente que Tim Berners- Lee diferentemente do Dr Victor Frankenstein da obra clássica de Mary Shelly não precisa ficar apreensivo com a sua criatura como declarou em entrevista na Campus Party 2009 *, São Paulo em Janeiro, quanto aos conteúdos indevidos e crimes como pedofilia na Web, facilitados pela sua Criatura.
Sabiamente o criador diz: : “O que existe na rede é humanidade. A internet é uma poderosa ferramenta de comunicação que pode ser usada para o bem e para o mal. Acredito que quando as pessoas se juntam para realizar algo na web, as coisas boas são maioria. Mas, precisamos de muitos esforços para combater as coisas erradas que fazem parte do meio”.

Márcia Panfieti


*Campus Party 2009 - Organizado pela Futura Networks com o apoio dos governos federal, estadual e municipal, o Campus Party Brasil é o maior evento nacional de cultura digital, outrora conhecido como o Woodstock dos nerds o evento passou longe dos estereótipos e serviu para mostrar que a tecnologia está definitivamente inserida no dia-a-dia do cidadão comum.

Fonte: INFO Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário