quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Uraí participa do Seminário do Sistema Nacional de Cultura em Curitiba




Neste dia 2 e 3 de Setembro (Quinta e Sexta-Feira) aconteceu em Curitiba o Seminário Nacional de Cultura. Fui a este Seminário representando a Secretária de Educação Sandra Lunardelli Barichello, onde foram discutidas as realizações necessárias para a implantação do Sistema Nacional de Cultura nos municípios paranaenses.
O Plano Nacional de Cultura vem sendo desenvolvido desde a gestão do Ministro Gilberto Gil para integração de todo país em torno de um único plano cultural como já acontece com P.N.E. ( Plano Nacional da Educação), facilitando a convergência de verbas públicas e o desenvolvimento da cultura em todo país.
Neste Seminário foram destacados a importância da criação de uma Secretaria da Cultura em todos os municípios paranaenses ou como já acontece aqui em Uraí ela seja atrelada ao Departamento de Educação , mas com designação própria como o D.E.C.
( Departamento de Educação e Cultura) e também a realização de uma Conferência Municipal ou Regional até o dia 30/10 para a identificação dos espaços culturais existentes nos municípios e as prioridades na área cultural.
Como foi colocado por Silvana Meireles do Ministério da Cultura do Governo Federal:

“ Já está na hora da Cultura no Brasil deixar de ser perfume para ser arroz e feijão”.

Márcia Panfieti

Nenhum comentário:

Postar um comentário