terça-feira, 23 de junho de 2009

DIPLOMA “TER OU NÃO TER, EIS A QUESTÃO”



Não podia deixar de registrar meu protesto como estudante de Jornalismo pela decisão tomada pelo Supremo Tribunal Federal, nesta última quarta-feira, dia 17/06, quanto a derrubada da exigência do diploma para o jornalista. Foi um duro golpe, que retiraram dos estudantes o diploma que estavam lutando para conseguir e para tantos outros profissionais jornalistas que exercem a profissão no país bem como para os professores e faculdades de jornalismo do país.
É um sentimento de impotência diante dos interesses políticos e econômicos que movem as empresas de comunicação e os ministros do Supremo, ignorantes a respeito da profissão de jornalistas, comparando-os a cozinheiros e qualificando pessoas que gostam de ler escrever como possíveis jornalistas, desconhecendo as técnicas de redação, conhecimentos de ética que todos os jornalistas devem ter.
Vários segmentos da sociedade estão muitos preocupados com relações a outras profissões e a própria democracia do país, à mercê dessas decisões movidas pela ignorância e interesses econômicos.
A exigência do diploma tem que permanecer, que seja por medida provisória, para garantir a qualidade da informação, responsabilidade e ética para o jornalismo brasileiro e mais que isso deve-se exigir mais de 1 diploma, pós graduação, inteligência,discernimento, Declaração de bens, Atestado de bons antecedentes criminais e principalmente Atestado de Sanidade Mental para ser Ministro do Supremo no Brasil.

Márcia Panfieti

Nenhum comentário:

Postar um comentário