quinta-feira, 25 de junho de 2009

Quando Nietzsche Chorou - Irvin D Yalom



O livro é um romance que trata do encontro entre Nietzsche, filósofo do fim do século XIX, Freud e Josef Bauer, ambos considerados “Pai da Psicanálise”.
O livro já é fascinante pela ficção proposta no encontro entre estas 3 pessoas, todos com personalidades marcantes e fascinantes mesclado com uma aula de História, História da psicanálise, filosofia e do romance entre Nietzsche e Lóu Salomé responsável pelo envolvimento entre os três.
Lou procura o Dr. Bauer, amigo de Freud, para que ele trate Nietzsche, que fica encantado com a oportunidade de conhecer esse filósofo.
A forma usada pelo Dr Bauer para tratar Nietzsche, que não sabe que está sendo tratado, é pedir ajuda dele como paciente, invertendo assim as posições e ganhando sua confiança. No período do tratamento ele faz observações de seu paciente com Freud.
Nessa confusa relação são expostos os conflitos pessoais, como angústia, afetividade nos problemas de relacionamentos, de ambos personagens, em uma convivência conturbada, pois nenhum admite que tem problemas.
Finalmente, descrevendo técnicas que foram usadas no início da psicanálise e vem sendo utilizadas até hoje, como o diálogo entre médico e paciente os três descobrem a origem de seus problemas, que podem ser os mesmos que eu, você, nós, enfrentamos no cotidiano de nossas vidas, gerados pelo relacionamento humano, levando-os a solução dos problemas dos personagens e também dos nossos.
O mais interessante do livro é a ficção misturada com personagens e fatos reais, que são apresentados no final do livro.
Um livro com uma ótima qualidade literária e gerando interesse em conhecer por outras obras do autor, é uma ótima dica de leitura.

Márcia Panfieti

Nenhum comentário:

Postar um comentário