quarta-feira, 26 de agosto de 2009

- “ O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do carácter” (Cláudio Abramo)


Atualmente o jornalismo vem sendo adaptado as novas tecnologias e a esse novo consumidor de informações, mais exigente, mais interativo e muito mais amplo.
Há uma série de jornais e revistas especializados, mídias alternativas visando que o jornalismo possa atingir a um número maior de pessoas, seus gostos específicos e profissionais das mais variadas áreas.
A Tecnologia existente permite a democratização da informação constituindo o poder de conectividade e interatividade ao consumidor dessa informação. Constituído desse poder o consumidor participa desde as pautas a serem discutidas até na avaliação e conseqüente crítica do produto final.
Estamos ainda na fase inicial dessa democratização da informação, pois para ser considerada verdadeiramente democrática, ela deve alcançar todas as pessoas ou o maior número delas. Uma meta ainda distante, em um país que concentra uma alta porcentagem de analfabetos. Estamos engatinhando ainda na inclusão digital.Ainda há um longo caminho a percorrer nesta democratização.
O que não pode mais ser deixado para amanhã é a exigência dos consumidores de informação ao aumento na qualidade do nosso jornalismo. Essa é uma regra que deveria ser seguida regiamente pelos profissionais jornalistas. O bom jornalismo é feito pelo jornalista inteligente que busca através de muito estudo, repertório pautas, matérias, que realmente interessem ao leitor , que o ajudem a entender melhor o cotidiano, que acrescente algo que possa ser útil na conquista de sua cidadania, informações que possam contribuir de alguma forma para seu progresso pessoal, profissional e intelectual.
Por mais que seja pressionado pela linha ideológica de sua empresa, o jornalista não deve abrir mão nunca do seu carácter, deve sim o usar da sua inteligência para direcionar suas pautas, mudar um título ou intervir na escolha das pessoas a serem entrevistadas.
O bom profissional deve informar seus leitores sem nenhum prejuízo pessoal e profissional para ele e sua empresa.
Ética é uma só não existe nem mais ético ou menos ético.como dizia minha profesora Gisele!

Márcia Panfieti
25/08/09
Imagem:spotters.wordpress.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário