quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Sarney provoca racha no PT




Essa pizza está difícil de engolir!
Neste 19 de Agosto, seguindo as ordens do Presidente Lula, os senadores do PT votaram a favor do arquivamento de todos os processos contra o Presidente do Senado José Sarney ( PMDB-AP), no Conselho de Ética. Ele era acusado de usar do cargo para nomear e exonerar irregularmente parentes por atos secretos.
Na reunião do Conselho de Ética, o líder do PT Senador Aluísio Mercadante em cima da hora não leu a nota do presidente do PT, Ricardo Berzoini, orientando a bancada a votar pelo arquivamento das ações contra Sarney, transferindo a missão para o senador suplente João Pedro. “Não li a carta porque seria hipocrisia”, justificou “O preço político que o PT está pagando é muito grande. Essa não é a posição política melhor para a bancada, mais falou mais alto a posição partidária”, disse Mercadante.
A posição dos Petistas nessa votação do Conselho de Ética transformou o PT em alvos de críticas e na consequente perda de 2 importantes militantes, o Senador Flávio Arns (PT – PR) que declarou-se envergonhado com a decisão da bancada petista e a Senadora Marina Silva ( militante histórica do partido) que após esse desgaste vivido, deixará o partido e que livre das amarras do PT poderá começar as negociações para filiar-se ao PV em uma entrevista coletiva ela disse “A partir de agora me sinto livre para fazer essa transição”.
Flávio Arns avaliou que o PT tomou essa decisão tendo em vista o apoio do PMDB à candidatura da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, nas eleições presidenciais para sucessão do Presidente Lula. “Aspectos Eleitorais estão sobrepondo a assuntos como democracia, ética e respeito à sociedade. A ordem de valores está invertida”, disse o Senador.
Será que esse racha no partido é o início do fim da “Era Lula”? O Presidente está interferindo diretamente nas decisões do Senado e parece querer manter o poder à qualquer custo. Essas atitudes tomadas por seus militantes, militantes de mais de 30 anos de partido como a Senadora Marina Silva são motivos suficientes para o PT rever suas prioridades, suas metas.
Aqui do lado de fora, nós pobres mortais, assistimos a tudo indignados e todas as tentativas de manifestações da sociedade civil contra a permanência de José Sarney na presidência do Senado foram barradas por seguranças do Senado e não tiveram muito destaque na mídia. Essas manifestações não seriam necessárias se os Senadores legítimos representantes do povo , eleitos pelo povo cumprisse esse papel éticamente e genuinamente.
Espero que o povo possa exercitar sua memória, para que nas próximas eleições não se esqueçam deste e de tantos outros episódios que envergonharam nós eleitores e até os eleitos e tenha a certeza que essa pizza embora de difícil digestão, será vorazmente abocanhada e triturada por esses senadores que possuem dentes afiadíssimos para dar cabo dessa e de muitas outras que surgirão.

Márcia Panfieti

Fonte : Folha de Londrina, 20/08/09, Fls 5,6 e 7
Imagem :esmaelmoraes.com.br;congressoemfoco.ig.com.br;durodrigues.worpress.com
congressoemfoco.ig.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário